Traduza para o seu idioma o Programa Tamojunto

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

iPadres: a maçã continua sendo o fruto proibido?


Morde a maçã, Povo Catolicooooo!!!!
A leitora Marilia Barros enviou a mensagem abaixo, relatando que alguns padres modernosos estão introduzindo uma nova modinha nas celebrações: usar tablets no lugar dos Livros Litúrgicos. Muitcho muderno, não é?  Os padres estão definitivamente antenados com as novidades tecnológicas…  Mas, será que pode?
“Olá Catequistas!! Tudo bem?? Sou catequista aqui em Maceió – AL e tento acompanhar sempre o blog… Há algum tempo tem uma moda que está me deixando curiosa e intrigada… Missas celebradas com tablets.  Essa moda já chegou por aí? Será que vai pegar? O que vocês acham disso??
É errado?? Muitas perguntas hein?? Será que minha dúvida vira um post!!?? hauhauhuahua
Obrigada! Felicidades!!!”
Marília Barros
Viu Marília?  Virou post mesmo!  Obrigado pela colaboração!
Começando a responder a sua pergunta… jáaaaa… a moda já chegou por aqui!  O Youcat demorou um ano, mas a ondinha de celebrar com o iPad foi rápida.
Mas e aí????  Devemos aplaudir a modernidade ou nos armar de foices e tochas pra resolver a situação?  Bem… aplaudir não rola, já que o bonito mesmo seria usar os Livros Litúrgicos e pronto.
Mas muita calma nessa hora… guardem as tochas!!!  Não vamos encontrar nenhum documento da Igreja falando sobre tablets, mas podemos fazer uma analogia: já queusamos amplamente o famoso folhetinho da Missa pra simplificar a vida, porque um tablet não poderia?  Afinal, só estamos substituindo o papel por um trambolho eletrônico, que executa exatamente a mesma função.  Se um pode, o outro pode também.
Tudo resolvido então?  Não ainda…  Vamos considerar 3 questõezinhas antes de entrar na Igreja com cacarecos eletrônicos na mão:
1 – ADEQUAÇÃO: será que alguém que vai pedir doações no meio da Missa (a famosa cestinha) deveria estarostentando desnecessariamente (afinal temos os folhetinhos… necessário não é) algo inacessível para a maioria da população, justamente por causa do preço?  Pode ser que em alguns lugares mais abastados passe até desapercebido, mas em outros certamente vai chamar mais atenção do que Cristo, que é o verdadeiro sentido da Missa!
Veja bem… não estou dizendo que padres não devem ter tablets! Estou chamando atenção para duas coisas: a atitude de ostentação e o desvio da atenção na Missa!  Uma coisa é o padre chegar de carro na paróquia… outra é chegar de Ferrari.
2 – DISTRAÇÃO: um tablet também pode ser um excelente meio de fuga para aquele diácono ou padre concelebrante que não está muito a fim de prestar atenção na homilia… afinal, a internet está ali, ao alcance dos dedos! E o altar não é o melhor lugar pra conferir as novidades dO Catequista! Pra que dar mole pra tentação?
3 – CONHECIMENTO DOS LIVROS: esse é o mais grave de todos!!!! Se o padre está se escondendo atrás de um tablet por falta de habilidade ou paciência com os Livros Litúrgicos, temos um problema seríssimo!  Nem falo nada…
Enfim, povo católico, cá entre nós: não há nenhum motivo pra alguém usar tablets na Missa, já que o papel é muito mais leve e conveniente.  Maaaaaass, porém e contudo… não há porque demonizá-los, uma vez que exercem a mesmíssima função dos folhetos!Basta pesar bem as questões colocadas acima.
Com criatividade, cuidado e muito respeito, dá pra aproveitar bem as novas tecnologias e colocá-las a serviço do que realmente interessa: Cristo e o Seu povo.
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário