Traduza para o seu idioma o Programa Tamojunto

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Homilia diária: Você crê em Jesus como luz para a sua vida?


Ao contrário do que pensamos muitas vezes, Jesus não veio ao mundo para condenar nossas más ações, mas para nos ajudar a não mais cometê-las. A salvação d’Ele implica, porém, na necessidade de O acolhermos e não O rejeitarmos.
No Evangelho de hoje, Jesus afirma, categoricamente, que Ele não vai nos condenar. Antes, somos nós que nos condenamos quando não acreditamos em Suas Palavras: “Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado”.
“Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más”. Quem rejeita a luz vive nas trevas e é condenado pelas suas próprias obras. Quem não crê em Jesus e d’Ele não se aproxima, rejeita a luz e tem medo de que a verdade seja revelada, porque as suas ações são más.
Jesus é a luz enviada pelo Pai para nos salvar. Luz que iluminou – e continua iluminando com a ajuda dos missionários de hoje – as nossas mentes, conduzindo-nos a seguir o verdadeiro caminho da verdade e da vida em abundância.
A luz de Cristo é tão forte, tão penetrante e ofuscante que, às vezes, fugimos dela para que ninguém veja a nossa sujeira, representada pela nossa inveja, o nosso egoísmo, a nossa ganância por mais riqueza do que, na verdade, necessitamos. Então, ficar “no escuro”, no esconderijo, disfarçado e fugindo da Igreja são as sugestões de satanás para que não sejamos iluminados.
É por isso que o Mestre disse: “Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas”.
Jesus veio iluminar a nossa mente e o nosso caminho a ser seguido. Ele nos mostrou, de várias maneiras, que não há felicidade longe de Deus. Convidou-nos a segui-Lo, mostrou-nos que Ele era o próprio Deus para que acreditássemos n’Ele e tivéssemos a vida eterna. Porém, muitos recusaram e, ainda hoje, continuam recusando o Seu convite.
O Senhor nos convida a segui-Lo, porque respeita a nossa decisão, a nossa escolha, o nosso ‘sim’ ou ‘não’. Mas também não nos esqueçamos de rezar pela conversão, principalmente daqueles a quem dirigimos a Palavra de Deus. Peçamos a Jesus que nos perdoe e nos proteja. Peçamos ao Espírito Santo que nos ilumine para que possamos levar essa luz para tantos quanto pudermos.
No entanto, se confiarmos em Jesus, as nossas boas ações serão evidenciadas, porque são realizadas em Deus, pelo poder do Seu Espírito Santo. Com efeito, a fé em Jesus Cristo é o meio mais eficaz para que nos aproximemos da luz de Deus. A luz esclarece, ela tira da ignorância, nos dá o norte, a direção. Jesus é a luz do mundo, quem n’Ele crer não ficará nas trevas.
Praticar o mal é não crer em Jesus, não se aproximar da Sua luz nem aderir ao Seu projeto de salvação. A Palavra de Deus nos assegura tudo isso. Ainda há tempo para que o mundo seja salvo. Ajudemos, portanto, a iluminá-lo com a luz divina que recebemos no nosso batismo.
Você crê em Jesus como luz para a sua vida? Como é que nós podemos iluminar o mundo com a luz de Cristo? Qual é a virtude em você que mais revela ao mundo essa luz? Você tem tido a coragem de ficar debaixo dela, mesmo que a sua verdade seja descoberta? Qual seria o primeiro passo para você fazer isso? Questione-se sobre isso no dia de hoje.
Padre Bantu Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário