Mais do que uma questão cultural, a lembrança e a celebração da morte são tradições da Igreja Católica. Nesta sexta, 2 de novembro, a Igreja celebra o Dia de Finados. A data leva, todos os anos, fiéis a cemitérios e igrejas a fim de rezar e oferecer flores e velas a parentes e pessoas próximas que já faleceram.
“Esse é um dia para lembrarmos de pessoas que admiramos, que queremos bem, e que acreditamos terem ido para o céu depois de falecidos. Lembrar a morte é parte de muitas culturas, e cada uma faz seu ritual de um jeito”, afirma padre Gustavo Haas, assessor de liturgia da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
De acordo com Haas, o Dia de Finados começou a ser celebrado pela Igreja Católica no fim do século 10, na Bélgica, mas foi apenas no início do século 14 que a data de 2 de novembro foi sancionada oficialmente para esse fim.
Tradição
Em todas as missas, a Igreja costuma lembrar os fiéis falecidos em suas orações e retoma, na eucaristia, a morte e ressurreição de Jesus Cristo. “No Dia de Finados, no entanto, a Igreja reserva um dia para que os fiéis vão ao cemitério, ofereçam uma flor a seus parentes e acendam velas para lembrar essa pessoa”, diz Haas.
Ainda assim, o padre afirma que não há melhor forma de homenagear entes queridos falecidos do que ir à missa. “É a maneira mais nobre, um gesto eucarístico de oração e devoção.” E para quem vai aproveitar o feriado para viajar, a Igreja recomenda a visita a um cemitério mesmo em outra cidade, para rezar por aqueles que não recebem visitas neste dia.
Flores e velas
O gesto de oferecer uma flor a alguém, segundo Haas, simboliza alegria, carinho e amor. “É como se nesse dia quiséssemos entregar aos mortos que admiramos nosso amor, nosso carinho e lembrar os momentos de alegria que passamos ao lado dessa pessoa. A flor é o lado humano da expressão da saudade”, diz Haas.
O lado da fé, segundo o padre, é representado pela figura da vela. “O fato de acender uma vela simboliza nossa fé de que a pessoa falecida está na eternidade ao lado de Deus. No batismo, a vela é um dos símbolos para representar que a fé vai iluminar a vida e é sempre um símbolo de fé e esperança”, afirma.
“A maneira como tratamos os mortos revela a maneira como cuidamos dos vivos, porque expressa o valor que damos à vida”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário