Traduza para o seu idioma o Programa Tamojunto

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Homilia diária: O Espírito Santo nos ajuda a cumprir o mandamento do amor


“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama”, afirma Jesus. Diante disso, devemos fazer um exame de consciência para ver se, realmente, é assim que temos vivido. O modo como guardamos os mandamentos do Senhor será a nossa “prova de fogo”, pois Ele ainda afirma: “E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele”.
O requisito fundamental para que vejamos em nós a manifestação da glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo passa pelo amor a Deus sobre todas as coisas, fazendo o estudo da Palavra, guardando os domingos e festas de guarda e, por último, amando as pessoas como a nós mesmos.
Ser cristão é viver o amor de Cristo e trabalhar para construir um mundo melhor. Somos pessoas e, por isso, nos relacionamos uns com os outros. Esse relacionamento acontece – ou é feito -, de várias maneiras, numa convivência diária. Conviver é viver com os outros, como amigos, isto é, demonstrando amizade sincera, desejando e fazendo para os outros exatamente aquilo que queremos para nós, tratando os demais como nós gostaríamos de ser tratados também por eles.
Isso só é possível na comunhão de amor com Jesus, que está unido com Deus Pai, e o Espírito Santo na eternidade. O Senhor nos convida a nos unirmos a Ele. Nesse propósito – como discípulos -, devemos contar com a presença do Espírito, que é a luz de nossos passos.
Jesus afirma que “o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito” (Jo 14,26). A habitação divina nos discípulos completa-se com o envio do Espírito de Deus. Sua missão é revelar a presença de Jesus nas comunidades, iluminar Suas Palavras e fortalecer a fé dos discípulos.
Só tendo o Espírito Santo em nós é que conseguiremos cumprir o mandamento do amor. E a medida desse amor é o próprio Jesus: “Quem não me ama não guarda a minha palavra”.É preciso que amemos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Padre Bantu Mendonça


Nenhum comentário:

Postar um comentário