Bom, tinha um leque bem grande de santos e santas com os quais eu poderia iniciar essa nossa nova sessão, claro, mas resolvi iniciar com uma Santa que é pouquíssimo conhecida no Bananistão, mas que merece ter seu nome melhor difundido pela cristandade: Santa Elisabete Ana Baylon Seton.
Santa Elisabete nasceu nos Estados Unidos, em Nova York, em 27 de agosto de 1774. Cresceu como uma boa e fiel anglicana. Seu comportamento era tido como exemplar e, aos 20 anos, casou-se com Willian Seton. Tiveram cinco filhos, dos quais um morreu.
Seu marido, após perder seus negócios, resolveu migrar para a Itália. Homem de saúde frágil, ele veio a falecer durante a viagem. Sozinha numa terra desconhecida, a Sra. Seton foi acolhida por uma família católica italiana, os Felichi, e ali compreendeu o verdadeiro sentimento cristão.
Convertida à verdadeira fé, Santa Elizabete Seton retornou aos EUA. Então. ela pôde sentir na pele toda a piedade cristã e o amor ao próximo que só os protestantes podem propiciar ao seu semelhante: foi humilhada e perseguida pela sua própria família. Mas o Pai maior, Nosso Senhor Jesus Cristo, estava com ela, que a tudo suportou com amor e muita coragem.
Santa Elizabete sentiu na pele o calvário da minoria católica marginalizada: seus filhos já não podiam ter acesso à escola. No século XVIII, a América do Norte era um lugar muito hostil para os verdadeiros filhos de Jesus, e até hoje é um antro de protestantes e ateus. Naquele tempo era a mesma coisa, só que com mais protestantes maçons.
Morreu piedosamente em Maryland, em 4 de janeiro de 1821, com apenas 47 anos de idade. Em 1975, o papa Paulo VI a canonizou. Sua festa litúrgica acontece em 14 de janeiro. Conforme seu desejo, após sua morte, as Irmãs da Caridade unem-se com as Filhas da Caridade Paris.
Santa Elisabete Ana Baylon Seton, rogai por nós!
*****
Iniciamos um trabalho novo aqui nO Catequista. Falaremos agora de exemplos de vidas cristãs que iluminam a história maravilhosa da Santa Igreja, mas que são pouco conhecidos entre os católicos em geral. Buscando algo mais interativo, aceitamos solicitações de hagiografias de Santos que nossos leitores queiram ver nesta sessão Claro, responderemos dentro do possível.
Fonte: http://ocatequista.com.br/?p=8605
Nenhum comentário:
Postar um comentário