Traduza para o seu idioma o Programa Tamojunto

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O bacon nosso de cada dia parte (II)

Você já deve ter ouvido alguém falar que Jesus era vegetariano. Quem crê nestateoria delirante se esquece de um simples fato: este tipo de frescura era INADMISSÍVEL para um judeu naquela época.
A ingestão de carne era parte integrante e indispensável de alguns ritos centrais para o povo de Israel, como a Páscoa. E, pra ficar bem claro: quem estabeleceu esses rituais foi o próprio Deus, por meio de Moisés.
tissot_jesus_pesca_milagrosa
Humor sobre pintura de Tissot. "A Pesca Milagrosa"
Tem que ser muito iludido para crer que Jesus e seus Apóstolos não consumiam carne de animais. Afinal, o Evangelho está repleto de passagens que tornam esta hipótese indefensável.
- O Senhor favorece o trabalho dos pescadores, enchendo suas redes de peixes (Lc 5:4-7);
- Cristo multiplica milagrosamente pães e peixes para que sejam distribuídos à multidão (Mt 15;36);
- Já ressuscitado, Ele assa e serve peixe aos Apóstolos na praia: “Vinde, comei” (João 21:12);
- Jesus come um peixe assado pelos Apóstolos (Lc 24:41-43).
Aos “católicos hinduístas”, não resta nem ao menos o consolo de afirmar que Jesus aprovava somente o consumo de carne de peixe. Ele era a favor de comermos carne vermelha também! É o que fica claro na parábola do filho pródigo: quando o caçula volta para casa, seu pai, exultante de alegria, manda botar um bezerrão no espeto (Lc 15:22-23). Esse devia ser gaúcho dos bão, tchê!
Se Jesus fosse mesmo vegetariano, a parábola seria um tanto diferente…
filho_prodigo_vegan
ATÉ TU, FRANCISCO?
Silêncio… Ouviram esse barulho de “creck”? São os coraçõezinhos dos cristãos-jujuba se partindo! Lamento, mas a verdade precisa ser dita. São Francisco de Assis, que tanto amou os animais, comia carne. Comia pouco, é bem verdade, pois era um homem de vida austera, e não porque acreditasse que se alimentar da carne dessas criaturas era errado.
Até mesmo o líder budista Dalai Lama, que um dia havia afirmado – por pura fanfarronice – que não via motivo para matar e comer animais porque “o homem pode viver sem carne”, agora diz que come carne de vez em quando, por motivos de saúde e de conveniência. (1)
Então, se você é vegetariano, beleza. E se for uma opção motivada pelo desejo de praticar o ascetismo, melhor ainda. O que não tem nada a ver é usar o nome de Jesus ou dos santos em vão para criticar e importunar os comedores de carne. E, por fim, o mais importante: quando alguém rejeitar um naco do seudelicioso hambúrguer de tofu, por favor, não insista!
chato_vegetariano_macaco
Nota: (1) Site da Revista Selecções. Entrevista com o Dalai Lama. Consulta realizada em 15/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário